Vantagens

A tecnologia do aço confere aos arquitectos total liberdade criadora, permitindo a elaboração de projectos arrojados e de expressão arquitectónica marcante.

As secções dos pilares e vigas de aço são substancialmente mais reduzidas do que as equivalentes em betão, resultando em melhor aproveitamento do espaço interno e aumento da área útil, factor muito importante principalmente em sótãos.

A estrutura em aço mostra-se especialmente indicada nos casos onde há necessidade de adaptações, ampliações e remodelações de edifícios. Além disso, torna mais fácil a passagem de utilidades como água, ar condicionado, electricidade, esgotos, telefone, informática, etc.

O sistema construtivo em aço é perfeitamente compatível com qualquer tipo de material de fechamento, tanto vertical como horizontal, admitindo desde os mais convencionais (tijolos e blocos, lajes moldadas em loco) até componentes pré-fabricados (lajes e painéis de betão, painéis “dry-wall”, etc.).

A fabricação da estrutura em paralelo com a execução das fundações, a possibilidade de se trabalhar em diversas frentes de serviços simultaneamente, a diminuição de formas e escoramentos e o fato da montagem da estrutura não ser afectada pela ocorrência de chuvas, pode levar a uma redução de até 40% no tempo de execução quando comparado com os processos convencionais.

Numa obra, através de processos convencionais, o desperdício de materiais pode chegar a 30% em peso. A estrutura em aço possibilita a adopção de sistemas industrializados, fazendo com que o desperdício seja mínimo.

A fabricação de uma estrutura em aço ocorre dentro de uma indústria e conta com mão-de-obra altamente qualificada, o que dá ao cliente a garantia de uma obra com qualidade superior devido ao rígido controle de qualidade existente durante todo o processo industrial.

Em função da maior velocidade de execução da obra, haverá um ganho adicional pela ocupação antecipada do imóvel e pela rapidez no retorno do capital investido.

Como a estrutura em aço é totalmente pré-fabricada, há uma melhor organização do estaleiro devido entre outros à ausência de grandes depósitos de areia, brita, cimento, madeiras e ferragens, reduzindo também o inevitável desperdício desses materiais. O ambiente limpo com menor geração de entulho, oferece ainda melhores condições de segurança ao trabalhador contribuindo para a redução dos acidentes na obra.

Enquanto nas estruturas de betão a precisão é medida em centímetros, numa estrutura em aço a unidade empregada é o milímetro. Isso garante uma estrutura perfeitamente aprumada e nivelada, facilitando actividades como o assentamento de esquadrias, ladrilhos, instalação de elevadores, bem como redução no custo dos materiais de revestimento.

O aço é 100% reciclável e as estruturas podem ser desmontadas e re-aproveitadas com menor geração de desperdícios.

A estrutura em aço é menos agressiva ao meio ambiente pois além de reduzir o consumo de madeira na obra, diminui a emissão de particulas e poluição sonora geradas pelas serras e outros equipamentos destinados a trabalhar a madeira.

Por ser uma construção muito mais leve, pode ser reduzida a carga em cerca de 60%, desse modo podem poupar em fundações com sapatas muito fundas e outras situações caras, poderá optar por uma laje em betão para o assentamento da estrutura.